
Prezados Contadores, gostaríamos de chamar a atenção para a forma correta de declarar o ISSQN no PGDAS-D.
A LC nº 123/2006, confundiu bastante os contribuintes do ISSQN, pois ao realizar sua declaração mensal tem se equivocado no momento da segregação das receitas.
O ISSQN teve sua ultima atualização com a edição da LC 116/2003, a qual determina que os serviços são devidos no local do estabelecimento prestador ou, na falta do estabelecimento, no local do domicílio do prestador, exceto nas hipóteses previstas nos incisos I a XXII, quando o imposto será devido no local de sua prestação.
Muitas empresas tem se equivocado e feito a partilha do ISSQN para as cidades dos tomadores, sem observar o artigo 3º da Lei 116/2003. Desta forma, os municípios vêm perdendo arrecadação, pois, o ISSQN que antes era pago onde a empresa está estabelecida, agora está sendo recolhido na sede do tomador dos serviços erroneamente.
Para as empresas prestadoras de serviços, a declaração será nos anexos III, IV, V e V-A, as receitas são separadas por serviços, indústria (II), comercio (I) e locação (III) e dentro do serviço existe a segregação deles, pois, poderá se enquadrar em mais de um anexo e deve observar se algum serviço foi retido, informando no anexo com substituição tributaria.
Hoje, as Prefeituras fazem o cruzamento do PGDAS- D com as notas fiscais emitidas e tem encontrado divergência no recolhimento do ISSQN.
Ao fazer sua declaração observem a regulamentação da LC nº 123/2006, pela Resolução 94/2011.
Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Suspendisse varius enim in eros elementum tristique. Duis cursus, mi quis viverra ornare, eros dolor interdum nulla, ut commodo diam libero vitae erat. Aenean faucibus nibh et justo cursus id rutrum lorem imperdiet. Nunc ut sem vitae risus tristique posuere.