Economia
Projeções para PIB e IPCA de 2025 e 2026 São Revisadas para Baixo

As expectativas para a economia brasileira foram ajustadas, segundo os dados mais recentes do Boletim Focus, divulgado pelo Banco Central. O mercado financeiro reduziu as projeções para a inflação e o crescimento do Produto Interno Bruto (PIB), trazendo novas perspectivas para o planejamento de empresas e investidores.

Para o ano de 2025, a projeção de crescimento do PIB recuou de 2,21% para 2,18%. A estimativa para o PIB de 2026 também foi ajustada para baixo, passando de 1,87% para 1,86%. Esses números indicam um ritmo de expansão econômica mais contido do que o previsto anteriormente.

No que se refere à inflação, medida pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), as expectativas também foram reduzidas. A projeção para o IPCA de 2025 caiu de 4,95% para 4,86%, marcando a 13ª queda consecutiva nas estimativas. Para 2026, a projeção de inflação também recuou, de 4,40% para 4,33%.

Apesar da redução, a estimativa de inflação para 2025 ainda se mantém acima do teto da meta estabelecida pelo Banco Central, que é de 4,5%. A taxa Selic, por sua vez, foi mantida nas projeções: 15% para o final de 2025 e 12,50% para 2026.

Essas revisões refletem a avaliação de que a política monetária, com juros elevados, tem surtido efeito no controle de preços. Para as empresas, esse cenário de menor crescimento e inflação mais comportada exige cautela no planejamento estratégico e financeiro.

Tags:
contabilidade
economia
inteligência fiscal
empresas
Comentários
Nome
Data

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Suspendisse varius enim in eros elementum tristique. Duis cursus, mi quis viverra ornare, eros dolor interdum nulla, ut commodo diam libero vitae erat. Aenean faucibus nibh et justo cursus id rutrum lorem imperdiet. Nunc ut sem vitae risus tristique posuere.

Excluir
Comentar:
Comentar
Seu comentário foi enviado!
Após aprovação aparecera aqui.
Algo deu errado, verifique seus dados e tente novamente.
Publicações relacionadas
Economia
O Paradoxo dos 154 Mil Pontos: Ibovespa Bate Recorde Histórico Ignorando Taxa Selic a 15%
Economia
Balança Comercial acumula superávit, mas FMI alerta para impacto de "tarifaço" nas exportações
Economia
Mercado financeiro reduz projeção de crescimento do PIB para 2025
Economia
Projeções para PIB e IPCA de 2025 e 2026 São Revisadas para Baixo