Previdência
INSS implementa novas travas de segurança para empréstimo consignado e combate a fraudes

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) deu um passo decisivo no início de outubro, anunciando a implementação de um novo e rigoroso pacote de medidas de segurança para a concessão de crédito consignado. A ação é uma resposta direta ao volume crescente de reclamações e denúncias de fraudes e empréstimos não solicitados, que há anos penalizam a população mais vulnerável do país: aposentados e pensionistas. A nova política tem como foco blindar os beneficiários contra a concessão de dívidas sem consentimento e o assédio comercial agressivo.

Entre as "travas de segurança" anunciadas, espera-se uma maior exigência de comprovação do consentimento do segurado. As mudanças devem incluir o reforço da biometria facial e a necessidade de assinatura digital qualificada para formalizar a contratação, tornando praticamente impossível a realização de um empréstimo apenas com dados básicos. Além disso, o INSS deve ampliar o período de carência ou "bloqueio" para a realização de novos empréstimos após a concessão inicial do benefício, dando ao segurado mais tempo para se familiarizar com o sistema e denunciar qualquer irregularidade.

Para o segurado, a mudança representa um alívio imediato contra o assédio telefônico e as propostas abusivas, promovendo um ambiente de maior segurança financeira. No entanto, a contrapartida burocrática é inevitável: a contratação de empréstimos legítimos pode se tornar mais lenta e exigir mais etapas de validação. O INSS, em parceria com o Dataprev, trabalha para que a tecnologia simplifique o processo para quem age de boa-fé, ao mesmo tempo em que cria barreiras intransponíveis para os fraudadores.

Ao elevar os padrões de segurança e exigir maior transparência e validação no processo de crédito consignado, a autarquia busca restaurar a confiança no sistema e garantir que o crédito, uma ferramenta importante, seja utilizado de forma consciente e segura, e não como um veículo para a fraude.

Tags:
previdência
economia
inovação
tecnologia
Comentários
Nome
Data

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Suspendisse varius enim in eros elementum tristique. Duis cursus, mi quis viverra ornare, eros dolor interdum nulla, ut commodo diam libero vitae erat. Aenean faucibus nibh et justo cursus id rutrum lorem imperdiet. Nunc ut sem vitae risus tristique posuere.

Excluir
Comentar:
Comentar
Seu comentário foi enviado!
Após aprovação aparecera aqui.
Algo deu errado, verifique seus dados e tente novamente.
Publicações relacionadas
Previdência
INSS implementa novas travas de segurança para empréstimo consignado e combate a fraudes
Previdência
CPMI do INSS foca em ex-dirigentes para desvendar esquema de descontos indevidos
Previdência
INSS Publica Fatores de Atualização e Garante Correção de Benefícios
Previdência
O novo Regime Previdenciário Municipal: o que muda para os Municípios com a publicação da EC 103 (Palestra Online)